quinta-feira, 2 de abril de 2015

10 Dicas básicas para ajudar iniciantes a tocar guitarra/violão

Um músico é muito parecido com um atleta ou um ator. Grande parte do que fazemos tem que ser automático. Temos de ser capazes de abandonar as distrações e realizar peças de memória ou improvisar



O lóbulo frontal de um músico tocando é muito semelhante ao de uma pessoa meditando. Não há quase nenhuma atividade! Portanto a atitude e a capacidade de visualizar as técnicas e as passagens é algo de muito valor.
Além do mais, um músico necessita internalizar o ritmo. Toque com metrônomos, bata o pé, cante junto e claro, leia essas dez dicas para aprimorar seu aprendizado no violão ou guitarra.
1. Esteja preparado para praticar. Faça alguns exercícios de alongamento. Relaxe, respire fundo. O hábito de alongamento reduz as lesões provocadas pelo movimento repetitivo, como a tendinite e problemas de postura. Você precisa sentar para realizar o trabalho ou hobby? Envolve tarefas repetitivas como corte ou a moenda? Aprenda um pouco de exercícios de alongamento das mãos. Não aperte bolas de borracha para adquirir força,  elas causarão cãimbras.
Pode parecer estúpido, mas não se esqueça de respirar. Quando o cérebro está sobrecarregado aprendendo várias coisas novas ao mesmo tempo e focado intensamente, tendemos a prender a respiração.
2. Configure sua prática de acordo com sua prefêrencia para torná-la mais fácil. Tenha uma estante de música, cadeira confortável/ banquinho sem braços. Se possível, não coloque sua guitarra no case, deixe-a em um suporte pronta para ser utilizada.
Assista vídeos de bandas ao vivo. Grave você mesmo ou toque de frente ao espelho, isto ajuda na postura. Costumamos treinar sentados, mas tocar em pé. Você deve se sentir confortável fazendo as duas coisas.
3. Tenha um afinador elétrico, mas aprenda a afinar sem ele. Afine a primeira corda com o piano, toque do telefone, afinador ou com o que quiser e termine as outras a partir desta.
Há harmônicas no 7 º e 12 º traste por exemplo. Afine a harmonica 12a. casa do E para a finar a 7. casa da corda A, também em E. A 7 casa da corda B afinada em E grave (sexta corda, sétimo traste).
Por fim, afine o E grave, no 5 º traste (ou 4 ª traste na corda G, para afinar a corda B), a melhor forma de afinar sem afinador.
4. Pratique músicas simples. Tocar escalas e exercícios é entediante demais se você não tem um motivo para praticar e melhorar. Ninguém, (exceto, talvez, headbangers mega velozes) decide aprender a guitarra com a intenção de tocar, principalmente, escalas.
Escolha uma música muito simples que você conheça bem. As rimas de berçário, canções natalinas, temas de TV são todas perfeitas para um iniciante. O objetivo é reconhecer melodias e mudanças de acordes para reproduzí-los. Não se preocupe em saber em qual corda ou traste você começou. Tente descobrir melodias simples através de tentativas e erros, e não se esquecer, cantar também ajuda muito.
As escalas são ferramentas para ensinar a destreza e as relações de notas. Eles podem ajudá-lo a tocar solos, mas não deve ser usado como solos. Aprenda pelo menos uma música por semana. Smoke on the Water, Wipe Out, Louie Louie, House of New Orleans são todas ótimas músicas para começar.
5. Quer fazer calos depressa? Mergulhe os dedos em água salgada e pratique muito. Vibratos, trinados, hammer-ons/hammer-offs são ótimos para isso.
6. Cansado, estressado, achando difícil se concentrar e reter informações? Não tente aprender coisas novas quando você está tenso. Dormir também ajuda a memorizar o que está sendo treinado. Partes do seu cérebro realmente crescem quando você está aprendendo um instrumento e isso leva tempo. Separe 15 minutos antes de dormir para dar uma olhada por cima no material que você está aprendendo. Não se preocupe em tocar perfeitamente, apenas faça uma vez. Mesmo se passar o som na cabeça, já ajuda.
7. Planeje com antecedência. Tenha ao seu alcance tudo aquilo que você vai precisar; uma bebida, cinzeiro (se você fuma), ventilador, inalador ou qualquer coisa que você queira.
8. Converse com outros guitarristas. Muita gente toca guitarra. Diga às pessoas que você conhece sobre seu interesse em aprender a tocar guitarra melhor, você ficará surpreso de como as pessoas ficam felizes em compartilhar seus conhecimentos. Toque com os outros sempre que puder (tente prestar atenção tanto no que os outros estão tocando, quanto no que você está). Não tente tocar músicas difíceis em uma jam apenas para mostrar que você “consegue”.
9. Não espere por milagres, pode levar anos até que você desenvolva a confiança para se apresentar com uma banda na frente de uma platéia. Criar um estilo único e “dominar” o instrumento normalmente leva muito mais tempo.
Quando você começar a ter aulas,  imagine uma pirâmide de ponta cabeça, no começo você está na ponta, com pouco espaço para expandir e, quanto mais aprende, maior fica a sua base. Existem muitos estilos e disciplinas de tocar guitarra, é quase impossível comparar um músico ao outro. Haverá sempre alguém que tem a melhor técnica para certa coisa, melhor compreensão da teoria, percepção de pitch, sabe mais músicas ou estilos diferentes do que você. Não teria graça se fosse o “melhor” em tudo. A música é um assunto que sempre vai lhe ensinar coisas novas e interessantes.
Ninguém é dono de tudo, não há “melhor guitarrista do mundo”, músicos que se destacam são aqueles que transcendem gêneros e criam estilo próprio. Hendrix, BB King, Link Wray, Bo Diddley, Chuck Berry, Chet Atkins e Santana têm estilos reconhecíveis. O seu objetivo deve ser o desenvolvimento de gosto e estilo, bem como competência técnica e habilidade. Ser um gênio em técnica não quer dizer nada se sua  avó não conseguem nem reconhecê-lo na rádio.
10. Prática de visualização. Quando você não estiver tocando fisicamente sua guitarra, feche os olhos e imagine-se tocando escalas, canções, acordes, afinação, segurando o violão corretamente, ouvindo as cordas e as relações de notas.
Quando você ouvir música, tente contar batidas e barras e, ouça as mudanças de acordes. A progressão de acordes é mais importante para um músico do que a melodia. Tente quebrar a música em partes, a introdução, a “Cabeça” ou riff principal, o verso, refrão, ponte (nem todas as canções têm pontes ou 9 partes). Veja se você consegue dizer em qual nota a música está. É uma nota maior ou menor?. Pratique o pitch, tente cantarolar as notas de todas as seis cordas: E. A, D, G, B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário