1.Para afinar o ouvido -
Nosso ouvido também se desenvolve de acordo com o que fazemos com a nossa voz. Em relação as notas musicais: quanto melhor as “pronunciamos”, isto é, quanto maior a exatidão com que as afinamos, maior será nossa facilidade de reconhecê-las auditivamente.
2.Para desenvolver o ouvido interno
O que é o ouvido interno? É a capacidade de saber como soam as notas e as demais relações sonoras interiormente, sem que essas estejam sendo produzidas por um instrumento. Muitas pessoas se surpreendem com a capacidade de Beethoven para continuar compondo depois de ter perdido a capacidade de audição. Este gênio da música havia desenvolvido em alto nível seu ouvido interno; ele sabia como soava tudo o que escrevia. Desenvolvendo o ouvido interno posso saber como soa uma obra musical apenas lendo a partitura. Alguns autores sustentam que J. S. Bach escreveu a “Oferenda Musical” e “A arte da Fuga” para “soarem interiormente” nas pessoas apenas ao ler as partituras e, por essa razão, não marcou os instrumentos com que deviam ser interpretadas.
3.Para desenvolver o pensamento musical
Por meio do solfejo melódico podemos aprender a gramática musical, especialmente enfocando o desenvolvimento das funções tonais (especialmente quando entoamos várias vozes), o rol dos distintos graus das escalas e a forma como se enlaçam, os saltos melódicos, as formas e estilos musicais, etc.